Software facilitador de projetos

Um novo hotel com mais de 152 apartamentos e unidades residenciais nos últimos pavimentos e um renomado restaurante do chef Alex Atala logo ao térreo e muito mais.

Este projeto do escritório Gui Mattos Arquitetura, foi trabalhando desde seu inicio com o Archicad, um software BIM (Building Information Modeling) da empresa Graphsoft; o que possibilitou a criação e armazenamento simultâneo em 3D e 2D, facilitando a tomada de decisões e à fácil visualização de resultados.

As rápidas alterações foram um dos fatores que facilitaram todo o processo “Nesse projeto trabalhamos com dois módulos de fachada, por exemplo. Quando fazemos alterações nesses arquivos, elas já são replicadas em todos os outros pavimentos”, conta José Rocha, um dos coordenadores do escritório e responsável pelo projeto.

(Imagem extraída de www.guimattos.com)

A ferramenta possibilita a criação e atualização de desenhos, tais como elevações, cortes e outros documentos 3D; fazendo a checagem da construtibilidade, apontando falhas em potencial ou componentes que podem eventualmente vir a se colidirem; tudo isso sempre checando se o projeto fica de acordo com os requerimentos e praticas BIM.

Além de todas essas praticidades, o software ainda faz com que o cliente possa ver a proposta do projeto de forma clara, feita com renderings e animações fotorealistas.

 “Ele pode entender o projeto em microescala, ver detalhes da fachada, fluxos e acessos do entorno, como o modelo está inserido dentro do espaço urbano”, esclaresse o arquiteto.

(Imagem extraída de www.guimattos.com)

Este programa já é utilizado pelo escritório desde meados de 2004; sendo muito pouco conhecido no mercado daquela época.

“Queríamos, inicialmente, um programa que nos auxiliasse na documentação. Depois, o processo de criação do escritório foi se moldando a partir da ferramenta e, hoje, tudo que está relacionado à arquitetura ocorre dentro dela”, conta o arquiteto.

O software ainda permite trabalhar off-line ou em tempo real, estando disponível tanto pra Windows quanto Mac; disponível em 17 idiomais diferentes e 27 versões localizadas que atendem há determinados padrões de desenho.

Compartilhe em suas redes sociais: