Schemata Architects e os hotéis cápsulas

Jo Nagasaka, arquiteto fundador do Schemata Architects, um estúdio especializado em arquitetura, revisou o hotel capsula que emparelha antigas cabines de dormir com saunas revestidas em madeira, o estabelecimento fica em Tóquio, Japão

O escritório transformou tudo dentro do hotel com apenas oito andares, com exceção das cápsulas que permaneceram as mesmas; o resultado final é um interior usa acabamentos contemporâneos, com alguns detalhes retro.

(Imagem extraída de www.schemata.jp)

A obra foi encomendada pelo Nine Hours, uma franquia hoteleira que já instalou diversos hotéis cápsulas assim ao longo de todo o Japão, seu objetivo era reinventar a tipologia para o momento atual. Até o momento, a marca construiu novos estabelecimentos, sendo este o primeiro projeto de renovação.

(Imagem extraída de www.schemata.jp)

A grande tarefa para a equipe do Schemata era fazer um interior que se encaixasse com a identidade da marca –Algo mais edifício de se conseguir em uma renovação, se formos comparar com uma nova construção.

O escritório usou materiais e cores que complementaria as já existentes dentro das cápsulas, incluindo o chão em pavimento escuro, mobiliário e armários de compensação.

(Imagem extraída de www.schemata.jp)

“Nosso design visa erradicar a imagem do velho hotel da cápsula, mudando o interior e os arredores, mantendo as cápsulas existentes como estão”, informou o escritório. “A cor das cápsulas existentes – um bege antiquado remanescente do período de design retro – foi bastante difícil de manusear, mas nós intencionalmente a usamos como uma cor de base para o interior erradicar a impressão das cápsulas existentes”.

(Imagem extraída de www.schemata.jp)

A grande mudança fica por parte da adição de saunas nos primeiros e últimos andares. Segundo o próprio Schemata o intuito é jogar um estereótipo de que velhos hotéis cápsulas parecem mais com saunas

“No Japão, as pessoas muitas vezes associam estereotipicamente hotéis de cápsulas com saunas devido ao estilo convencional de hotéis de cápsulas no passado”, disseram os arquitetos.

(Imagem extraída de www.schemata.jp)

Os hotéis da Cápsula viraram um fenômeno cultural no Japão, logo após o primeiro deles ser inaugurado em Osaka no final dos anos 70. Pela tradição, esses hotéis eram feitos de plástico modular ou fibra de vidro; projetados para servir de opção mais barata para os que não podia pagar algo mais sofisticado, criando de certo modo uma concorrência com os hotéis comuns.

(Imagem extraída de www.schemata.jp)

Nine Hours se descreve como “uma ferramenta projetada para oferecer mais liberdade aos nossos clientes de todo o mundo”. Nele se oferece estadias por menos de uma hora por vez, permitindo que os hóspedes façam check-in a qualquer hora do dia.

O projeto foi chamado de Do-C e é um dos poucos projetos hoteleiros em que a Schemata Architects trabalhou, juntamente com o temporário Happa Hotel finalizado em 2009 . O estúdio trabalha frequentemente em projetos residenciais e de varejo.

Compartilhe em suas redes sociais: