Sesc 24 de Maio

Inaugurado recentemente em 19 de Agosto de 2017 com seu conceito arquitetônico elaborado por Paulo Mendes da Rocha, que hoje em dia já é reconhecido internacionalmente por sua arquitetura social e humanista, que recebeu anos atrás o Prêmio Pritzker, o Leão de Ouro da Bienal de Veneza e o Prêmio Imperial do Japão. Arquiteto já renomado, responsável por tantos projetos como o MUBE – Museu Brasileiro da Escultura – E também pela casa do arquiteto e o Museu da língua portuguesa.

(Imagem extraída de paulomendesdarocha.wordpress.com

A unidade, o prédio em si já existia, no caso o antigo prédio da Mesbla, fechado em 1998. Houve um grande esforço de modernização por parte do arquiteto e do escritório MMBB para adequá-lo ao Sesc. Segundo o escritório MMBB, os dois primeiros anos da obra, entre 2009 à 2011, foram totalmente dedicados à resolução de problemas logísticos,  porque o canteiro de obra ficava dentro do próprio edifício.

(Imagem extraída de www.mmbb.com.br)

Pra variar, vamos começar do topo com a piscina semiolímpica, na cobertura, com capacidade para 400 pessoas oferecendo uma vista panorâmica da cidade de São Paulo. O prédio contém 13 andares que são atravessados por diversas rampas ao londo de toda a sua unidade e um belo espelho d’água, no 11º andar.

(Imagem extraída de www.mmbb.com.br)

A base estrutural da obra foi principalmente concreto, ferro e vidro, que mantém apenas uma cor no projeto em apenas dois pavimentos. A ideia do projeto era refletir visualmente com o seu arredor e que o colorido seja trazido pelo público.

O conceito de ser um espaço que atravesse a cidade à cidade aparece em diversos momentos com aberturas na estrutura, que possibilita a comunicação entre o interior e o exterior, como por exemplo a parede de escalada no oitavo andar, aberta ao uso do público.

(Imagem extraída de sp24hrs.com.br)

Foram colocadas duas entradas uma na rua 24 de Maio e outra na Dom José de Barros, o andar térreo foi planejado como uma extensão da rua, aberto as pessoas da região. Foi adicionado um  pavimento inteiro com uma  área de convivência, onde as pessoas podem descansar e socializar, por entre os  bancos de aço, assinados por Paulo Mendes da Rocha, sim, o arquiteto criou uma linha de mobiliário especialmente para esta unidade do Sesc 24 de Maio; uma de suas peças até sofreu inspiração de uma ferramenta criada pelos operários da obra, dá uma conferida na imagem abaixo:

(Imagem extraída de www.sescsp.org.br)

Existem também um espaço para dança no 10º andar e quatro salas dedicadas a exposições e oficinas de práticas de atividades manuais no 6º andar. Com um restaurante por kilo no 2º andar que após o horário de almoço, funciona como cafeteria; existe também um café no subsolo, próximo ao teatro e outra no 11º andar.

(Imagem extraída de sp24hrs.com.br)

Foi implantado também uma clínica odontológica no 7º andar com 14 consultórios e 60 funcionários, sendo a segunda maior da rede Sesc no estado. Uma sala de leitura no 4º andar e um teatro para 245 pessoas no subsolo.

(Imagem extraída de sp24hrs.com.br)

O Sesc 24 de Maio fica no centro de São Paulo com uma área construída de 27.905,15 m²  ao lado da praça da Praça da República e muito próximo, do Teatro Municipal, da Praça das Artes e do Edifício Copan. Com atividade comercial bem movimentada próximo a Galeria do Rock e do Reggae valendo a pena uma visita para conferir tudo isso pessoalmente.

Compartilhe em suas redes sociais: