Renzo Piano

A vida e a obra

Renzo Piano nasceu em Gênova, Itália no ano de 1937. Formando-se em arquitetura na Politécnica de Milão em 1964, onde trabalhou na empresa de construção de seu pai por um tempo, mas logo foi para a Inglaterra e depois para os EUA onde atuou como arquiteto ao lado de nomes famosos como Louis Kahn que projetou a Residência Norman Fisher, na Filadélfia Pensilvânia.Seus projetos nessa época tina um tom mais experimentalista.

piano2 (1)

Renzo Piano. Copyright RPBW. Foto por Stefano Glodberg-Publifoto

Richard Rogers e Renzo Piano vieram a se conhecer ainda na Inglaterra, onde vieram a desenvolver uma série de projetos em parceria, vencendo o concurso para o Centre Nationald’Art et Culture Georges Pompidou, em 1971.  Essa vitória permitiu a abertura do  Atelier Piano & Rice que durou até meados de 1977, época em que a construção do Pompidou foi encerrada.

piano4 (1)

(Imagem extraída de www.rpbw.com)

Após o fechamento do atelie em Paris, Renzo voltou para Génova onde abriu um escritório realizando projetos em parceria com o engenheiro Peter Rice, dentre eles o Museu Menil Collection em Houston, Texas.

1_The_Menil_Collection_ph_Paul_Hester (1)

(Imagem extraída de www.menil.org)

Em 1981 inaugurou o Renzo Piano Building Workshop, com filiais em Paris e Gênova, desenvolvendo projetos de grande porte como o aeroporto de Kansai em 1994 sendo o maior terminal de aeroporto do mundo, na Baia de Osaka, Japão,e o estádio de Bari em 1990.

piano8 (1)

Quando se fala de Renzo Piano geralmente o associamos com alta-tecnologia, porque em seus projetos ele tende muito frequentemente a fazer a junção entre sistemas estruturais inovadores, aplicando materiais de tecnologia tradicional, visando questões de habitação e arquitetura sustentável em um mundo de mudança constante.

1_The_Menil_Collection_ph_Paul_Hester (1)

1_The_Menil_Collection_ph_Paul_Hester (1)Ao longo de toda sua carreira, Renzo recebeu inúmeros prêmeios como o da Legião de Honra em 1985, na França. O Royal Gold Medal do Royal Institute os British Architects em 1989 e o renomado prêmio Priztker Price em 1998, conhecido por entre profissionais do ramo, como o Oscar da arquitetura.

Compartilhe em suas redes sociais: