Partido X Conceito

O que são e como entendê-los

Se você iniciou a faculdade de arquitetura recentemente, provavelmente notou o recorrente uso dessas palavras principalmente nas aulas de introdução a arquitetura, partido arquitetônico e conceito.

Entender a definição dessas palavras vai ser extremamente importante, pois elas irão acompanhar todo o seu projeto; entende-las fará com que você compreenda o estilo e o projeto proposto por outros arquitetos, além de claro, criar seu próprio.

Existem várias definições e maneiras de se explicar o que seria partido e conceito, no entanto, para facilitar sua vida, o site bolou um esquema de fácil entendimento:

CONCEITO – É a ideia para o projeto, a sua intenção, aquilo que você deseja propor e a sensação que você deseja passar para um visitante leigo que vier a visitar seu edifico em questão.

PARTIDO – São as soluções, as técnicas que você vai usar para alcançar aquilo que você propôs no conceito.

4050608517_e98c4c91ca_z (1)

 

(Imagem extraída de www.fallingwater.org)

 

Exemplo: A Casa da cascada do arquiteto Frank Loyd Wirght (Imagem acima, localizada nos Estados Unidos), onde é adotado um conceito de INTEGRAÇÃO propondo a união com o ambiente externo (A natureza) e com o ambiente interno (a casa). Portanto o partido foi alcançado por meio de pedras e vidros ele obteve a integração dos ambientes.

Exemplo: Conceito -> transparência e leveza, portanto o partido seria obtido por meio de vidros.

Exemplo: O Museu Judaico de Berlim, nele o conceito é fazer com que o visitante se sinta como um judeu, atravessando passagens históricas vividas pelos mesmos, portanto o partido é empregado por meio de corredores apertados e de certas forma uma iluminação por vezes restrita.

A primeira vista pode parecer complicado, uma coisa de outro mundo, mas na realidade é bem simples; arquitetura é muito estudo, pesquise, consulte livros, inicialmente talvez você não entenda um termo de um determinado projeto; não tem problema, pesquise, existem muitos livros que com a palavra certa, irão te esclarecer e com certeza o problema será resolvido; consulte também seus professores eles têm experiência e já foram estudantes não tenha medo.

Compartilhe em suas redes sociais: