Materiais para uma boa maquete.

Materiais mais usados

Nesse post decidimos apresentar alguns dos materiais mais usados para a realização de maquetes:

 

Papel Paraná: É basicamente um papelão bastante homogêneo; por um lado ele não esfarela tanto quanto o isopor, o que depende do corte e da sua espessura. caso você resolva fazer pequenos quadrados com ele irá ter um longo trabalho pela frente, e talvez não saía da maneira desejada;  para colá-lo usa-se colas para isopor e nunca adesivo instantâneo, porque derrete o material. Palitos de dente e alfinetes são ótimos para firmar. O preço do material é bem em conta e fácil de ser encontrado.

Madeira:  A madeira (em geral usa-se madeira balsa) em questão do corte ela é um pouco delicada; variando um pouco sua espessura, cuidado ou corta-lá para a madeira não trincara, use um bom estilete. Em si, a madeira balsa é um dos itens mais caros a serem utilizados na maquete, por outro ele é o material que dará um toque a mais no quesito de beleza estrutural, ficando na relação de Custo X Qualidade.  

(Três tamanhos diferentes de corte da madeira balsa. Imagem extraída wikipedia).

IMG_20170621_111036.jpg

Papel Pluma: Basicamente é poliestireno extrudado, ou seja, um tipo de isopor de alta densidade e melhor acabado, que pode vir ou não, revestido com papel em ambos os lados. Por um lado ele não esfarela tanto quanto o isopor; em si ele é um pouco mais caro que o isopor comum.

26604165602_4f6384e7cb_z (1).jpg

 Isopor: Em geral é um item básico na grande maioria dos projetos; podemos fazer a casa inteira ou uma base com ele; no geral o isopor é o item mais barato que se pode encontrar a venda e também com diversas espessuras; em questão de corte ele é simples e fácil de cortar, porém esfarela e causa uma tremenda sujeira no arredor.

Acetato: É quase indispensável, seria basicamente uma folha transparente de retroprojetor. Para a felicidade de todos, é um materiais mais baratos, ao lado do isopor.

Detalhes: Quanto a vegetação podemos resumir em itens simples e de conhecimento geral, começando com o uso do papel,  algodão, fibra de lã esponja.

Compartilhe em suas redes sociais: